Gestão de Processos e de Novas Tecnologias Ex:6

Questão 1

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Todo negócio se inicia com necessidades e desejos de clientes. A razão da existência das instituições está na existência de clientes. Se a instituição produzir produtos ou prestar serviços que atendam necessidades e desejos de clientes em troca de uma compensação atrativa, o negócio vai em frente. Escolha a sequência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
Escolha uma:
Frase encontrada no capítulo 3, página 67. Todo negócio se inicia com necessidades e desejos de clientes. A razão da existência das instituições está na existência de clientes. Se a instituição produzir produtos ou prestar serviços que atendam necessidades e desejos de clientes em troca de uma compensação atrativa, o negócio vai em frente.

Feedback

Questão 2

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Referente ao gerenciamento de recursos, analise as informações abaixo:
O estudo dos processos torna-se importante para que possamos entender sua dinâmica e acompanhar o desenvolvimento, prever resultados.
Sendo assim,
O estudo de processos pode atuar em suas causas para buscar melhores resultados ou nos preparar para sofrer os impactos de seus resultados.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Escolha uma:
“As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira”. Tema abordado no capítulo 3, página 69.

Feedback

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

(FCC 2019-AFAP). Suponha que a Agência de Fomento do Amapá pretenda aprimorar seus processos de trabalho e, como etapa inicial, esteja implementando o mapeamento de todos os processos da organização, identificando as entradas e saídas correspondentes. A ferramenta pertinente a ser utilizada nessa etapa de mapeamento é:
Escolha uma:
Gabarito comentado: A resposta correta é “o fluxograma”, BPMN (Business Process Modeling Notation) é o padrão utilizado para o desenho (ou modelagem) dos processos em uma organização.
Consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. Esse diagrama que nos permite visualizar um processo também é conhecido como fluxograma.
Assim, essa é a ferramenta utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos. Dessa forma, ele é utilizado para descrever, de modo gráfico, um processo através do uso de símbolos e linhas. Dessa maneira, com ele fca mais fácil visualizar e conhecer melhor um processo, de forma que possamos propor melhorias e mudanças. O objetivo, portanto, da utilização dessa ferramenta é simplificar o trabalho de mapeamento e facilitar o entendimento de como os processos de trabalho funcionam. Cap. 4

Feedback

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Embora a essência de alguns trabalhos, como a pintura, tenha sido pouco alterada desde a sua possível criação, tantos outros ofícios puderam experimentar a facilidade, o conforto e a segurança que as novas tecnologias trouxeram com o tempo. Que o digam a medicina, os dentistas, cirurgiões e tantos outros empregos que, graças à tecnologia, podem operar, realizar diagnósticos e outros procedimentos antes nunca imaginados. O mesmo vale para a indústria, o comércio e os serviços. O desenvolvimento de novas tecnologias levou as empresas a, obviamente, se virem obrigadas a alcançar resultados cada vez melhores, oferecendo melhores serviços e produtos ao público. Caso contrário, perdem para a concorrência, que pode ter acesso a essas mesmas tecnologias.
ENTSCHEV, B. O uso de novas tecnologias: você e sua empresa estão atualizados? Gazeta do Povo, 2012. Disponível em: .
A partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
(__) Apenas algumas empresas utilizam-se de algum grau de tecnologia em seus processos ou produtos.
(__) A maior barreira de uma empresa frente às mudanças e a adoção de novas tecnologias são os seus próprios colaboradores.
(__) A empresa precisa compreender que quem vai utilizar a tecnologia são as pessoas, e se estas pessoas não estiverem satisfeitas, todo o capital investido será em vão.
(__) A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas têm o objetivo de melhoras os resultados e metas da empresa.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
É correto afirmar que: Todas as empresas utilizam algum grau de tecnologia em seus processos ou produtos, desde o pequeno produtor rural até a NASA. Muitas vezes a maior barreira de uma empresa frente às mudanças e adoção de novas tecnologias são os seus próprios colaboradores. A empresa precisa entender que quem vai utilizar essa nova tecnologia são pessoas, e se estas pessoas não estiverem satisfeitas ou se boicotarem a mudança, todo o capital investido na “novidade” será em vão. A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas são com o objetivo de melhorar os resultados e metas da empresa, e com essas melhorias, consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores (Capítulo 10, p. 238-239).

Feedback

Questão 5

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

São consideradas dimensões perceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor:
I - Qualidade intrínseca
II - Atendimento
III - Ânimo e qualidade de vida
IV - Preço
V - Serviços complementares
VI - Segurança de quem usa
VII - Segurança de quem produz
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, páginas 72 e 73 do livro da disciplina. Dimensões perceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Qualidade intrínseca; Atendimento; Preço; Serviços complementares; Segurança de quem usa. Dimensões imperceptíveis ao cliente que contribuem para o pacote de valor: Segurança de quem produz; Ânimo e qualidade de vida.

Feedback

Questão 6

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A implementação da Qualidade requer comprometimento e é aplicada em toda a empresa. São consideradas participantes na gestão da qualidade:
1 - Clientes
2 - Agente regulamentador
3 - Stakeholders
4 - Acionistas
5 - Fornecedores
6 - Comunidade
7 - Governo
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 75 do livro da disciplina. Quem são as pessoas na gestão da qualidade? Clientes; Stakeholders; Acionistas; Fornecedores; Comunidade.

Feedback

Questão 7

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada:
1 - Agente regulamentador
2 - Cliente
3 - Comunidade
4 - Entrada
5 - Fornecedor
6 - Processo ou atividade de transformação
7 - Saída
8 - Stakeholders
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Conforme tema abordado no capítulo 3, página 78 do livro da disciplina. - Fazem parte da Cadeia Produtiva Simplificada: Cliente; Entrada; Fornecedor; Processo ou atividade de transformação; Saída.

Feedback

Questão 8

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

Abaixo analise a afirmação:
(...) é um composto de produtos e serviços gerados pelo fornecedor e disponibilizados para clientes no sentido de criar nele uma percepção favorável de satisfação às suas necessidades e aos seus desejos.
Sobre as afirmações acima é correto afirmar:
Escolha uma:
A frase acima se refere a “Pacote de valor”. Tema abordado no capítulo 3, página 72. “Pacote de valor é um composto de produtos e serviços gerados pelo fornecedor e disponibilizados para clientes no sentido de criar nele uma percepção favorável de satisfação às suas necessidades e aos seus desejos”.

Feedback

Questão 9

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A empresa precisa investir no comportamento de inovação, proporcionando que seus colaboradores entendam que todas as mudanças propostas são com o objetivo de melhorar os resultados e metas da empresa, e com essas melhorias, consequentemente melhorar a vida de todos os colaboradores. Para que isso ocorra, a empresa precisa promover um ambiente favorável à inovação, desenvolvendo nas pessoas disposição para assumir riscos, espírito empreendedor, capacidade de assimilação de novos conhecimentos, comunicação eficiente, favorecendo a diversidade cultural e melhorando a capacidade de reduzir impactos negativos associados às mudanças. A empresa precisa considerar então algumas atitudes para que possa envolver seu pessoal na mudança de comportamento para a adoção das tecnologias e consequentemente da cultura da inovação. Avalie as alternativas abaixo e assinale qual dela cita características desse processo de participação das pessoas:
Escolha uma:
Oportunidade de participação: refere-se à construção de sistemas em que os colaboradores possam ter a oportunidade de participar ativamente das escolhas, mas também prepará-lo para aceitar os possíveis acertos e insucessos de suas opções. Visibilidade: devem ser estabelecidos sistemas de reconhecimento e recompensa para as metas alcançadas pelos colaboradores. Esse reconhecimento deve ser público, no âmbito de toda a organização, com o intuito de reforçar a sensação de pertencimento no grupo. Cumprimento das decisões: isso pode ser obtido quando se estabelece um processo de compromisso levado a sério e de longo prazo. É necessária uma boa comunicação no que se refere às decisões importantes e que estas possam ser tomadas com a participação do grupo. Resposta no capítulo 10 do livro.

Feedback

Questão 10

Incorreto
Marcar questão

Texto da questão

A gestão da inovação pode ser compreendida como a passagem de ideias criativas para uma inovação concreta ou de sucesso, obtida pela geração e apropriação de novas ideias, que testadas e colocadas em prática, podem vir a se tornar inovações. Para que essa gestão possa ser colocada em prática, a empresa precisa pensar sua estratégia em alguns aspectos. Avalie as afirmativas abaixo e selecione as afirmativas que referenciam aos aspectos levantados por Scherer e Carlomagno (2016):
I - Elaboração constante de novos produtos e serviços;
II - Estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa;
III - Prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços;
IV - Solução de problemas financeiros, de produção, atendimento, entre outros;
Escolha uma:
Uma vez que a a laboração constante de novos produtos e serviços; estender prazo de utilização dos produtos e serviços já desenvolvidos pela empresa; prorrogação criativa dos compostos do mix de marketing: produto, praça, preço, promoção de seus produtos e serviços; bem como solução de problemas financeiros, de produção e atendimento, são alguns aspectos em relação à estratégia, citados por Scherer e Carlomagno (2016). Resposta no capítulo 9 do livro da disciplina.

Feedback

Nenhum comentário