Sistemas de Informações Gerenciais Exerc. 16

Questão 1

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Os SCM oferecem à administração de uma organização informações mais precisa sobre o que produzir, estocar e transportar. De que forma isso ocorre?
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Questão 2

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(UFSC Concurso - Técnico de Tecnologia da Informação 2019) Considerando em sua resposta os computadores padrão IBM PC fabricados atualmente, onde ficam tipicamente armazenadas as informações sobre a configuração inicial do computador, como os periféricos instalados, o dispositivo de inicialização, o relógio e o calendário?
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Gabarito comentado: A resposta correta é a que contem a sentença: “Na memória RAM” porque, (Random Access Memory), ou memória de acesso aleatório, perde seu conteúdo quando sua fonte de energia é suspensa (memória volátil). Também é caracterizada por ser extremamente rápida e seu conteúdo não é controlado pelo usuário, mas sim pela CPU, atualizando assim as informações iniciais quando é acionado. Essa memória possibilita que o processamento das instruções seja mais rápido, caso tenha um tamanho adequado, ou seja, que não necessite ser limpo e gravado constantemente. Cap. 8

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Questão 3

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Considerando o relacionamento existente entre os três tipos de CRM, preencha as lacunas abaixo, selecionando a seguir a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento.
No CRM ...................... ocorre a sintetização dos dados oriundos do CRM ................... com as informações decorrentes dos contatos entre o cliente e a organização registradas no CRM .............................. . Essa sintetização ou ainda estruturação dos dados e informações é facilitada pela utilização de ferramentas analíticas de BI – Business Inteligence, como ......................... e .......................... . A análise realizada tem a finalidade de encontrar segmentos de clientes ou eventuais potenciais mercados que permita o aumento do relacionamento com os clientes.
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Questão 4

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O que são os stakeholders?
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Questão 5

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Dentro de uma organização, selecione a alternativa que identifica a aplicação de sistemas SCM Supply Chain Management?
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Questão 6

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(ENADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, 2018) Para que uma estratégia de CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente), apoiada em recursos tecnológicos, seja capaz de atender seus objetivos, é preciso que a maioria das atividades da empresa esteja nela envolvida. Em geral, as estratégias de CRM têm como objetivo principal criar uma visão de 360° do cliente, ao mesmo tempo unificada e multi departamental. O segredo da CRM de sucesso é uma filosofia e uma cultura comercial voltadas para o cliente e que garantam que toda atividade da empresa esteja a serviço das necessidades dele. Na CRM, primeiro deve ser feita a análise da qualidade e da eficiência dos processos relacionados aos clientes e depois esses processos devem ser eliminados, atualizados e redesenhados, ou criados novos processos, conforme necessário. Não é possível automatizar uma via de escape dos processos ruins. O mosaico de informações resultante é então usado para criar e automatizar processos que identificam, descrevem e valorizam os clientes. A CRM permite captar, permanecer próximo e reter os clientes para a organização. LAUDON, K. C., LAUDON, J. Gerenciamento de sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 2001 (adaptado). Em relação a esse texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O CRM é utilizado como uma unidade de armazenagem dos clientes.
II. O CRM exige integração dos processos relacionados a clientes.
III. Há clientes rentáveis e outros não rentáveis, e a CRM é um meio de distingui-los.
IV. Nas empresas, a CRM visa o melhor gerenciamento dos recursos tecnológicos.
É correto apenas o que se afirma em:
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Resposta: O CRM exige integração dos processos relacionados a clientes. Há clientes rentáveis e outros não rentáveis, e a CRM é um meio de distingui-los. Cap. 4.

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Questão 7

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(ENADE, Tecnologia em Processos Gerenciais, 2018) Considere que uma empresa está em processo de transformação, pois passou, no último semestre, por dificuldades financeiras. Nesse contexto, os novos diretores desejam lançar um produto inovador no mercado. Solicitaram, então, o desenvolvimento de 5 novos produtos. Após a fase de desenvolvimento, foi produzido um relatório gerencial, extraído do Sistema de Informação Gerencial (SIG), com o custo-benefício de cada um dos produtos, conforme apresentado a seguir.
Qual desses produtos oferece, simultaneamente, maior lucratividade e maior rentabilidade?
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Gabarito comentado: O lucro líquido tem mais peso do que a receita nessa avaliação, pois o lucro líquido além de considerar a própria receita em seu cálculo também são considerados todos os custos, taxas e impostos. Portanto o produto a ser escolhido baseado em lucratividade e rentabilidade é o produto “D”, porque o produto “D” apresenta o maior lucro líquido e a segunda maior receita dentre os produtos apresentados nesse relatório gerencial. Cap. 5

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Questão 8

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(PROVAS: CESPE-2018- SEFAZ -RS – TECNICO TRIBUTARIO DA RECEITA FEDERAL).
A respeito de segurança da informação, julgue os itens a seguir.
I) Autenticidade se refere às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam roubadas do sistema.
II) A gestão de segurança da informação deve garantir a disponibilidade da informação.
III) A confidencialidade garante a identidade de quem envia a informação.
IV) De acordo com o conceito de integridade, os dados devem ser mantidos intactos, sem alteração, conforme foram criados e fornecidos.
Estão certos apenas os itens:
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Gabarito comentado: A resposta correta é “A gestão de segurança da informação deve garantir a disponibilidade da informação “e “De acordo com o conceito de integridade, os dados devem ser mantidos intactos , sem alteração, conforme foram criados e fornecidos. os princípios da segurança da informação são:
CONFIDENCIALIDADE: se refere às ações tomadas para assegurar que informações confidenciais e críticas não sejam roubadas do sistema.
INTEGRIDADE: garante que a informação não foi alterada durante o percurso entre o emissor e o receptor.
DISPONIBILIDADE: garante que a informação estará disponível quando solicitada.
AUTENTICIDADE: garante que o autor da informação seja reconhecido.
obs.: existem outros, mas esses são os principais, quando possuímos todos juntos teremos o principal objetivo da segurança da informação que é o princípio da CONFIABILIDADE

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Questão 9

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(ENADE, CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO, 2017) Para garantir a qualidade no desenvolvimento de software é indispensável definir processos para gerenciar mudanças no escopo do produto e configurações do software em desenvolvimento. Esses processos incluem atividades de planejamento, validação, verificação e gerenciamento de versões (mudanças de releases). Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O gerenciamento de mudanças acompanha a solicitação de alterações no software, define os custos seus impactos e quando estas devem ser implementadas.
II. A revisão dos artefatos de software tem por objetivo armazenar a documentação em um repositório central.
III. A verificação de software tem o objetivo de controle de versões da documentação.
IV. A validação de software tem o objetivo de garantir que as necessidades e expectativas do cliente sejam atendidas.
V. O gerenciamento de configuração controla a edição simultânea dos artefatos do software, mantém o controle das versões dos softwares e recomenda a auditoria das configurações.
É correto apenas o que se afirma em:
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Resposta: A resposta correta é a que contém as afirmações I, IV e V. O gerenciamento de mudanças acompanha a solicitação de alterações no software, define os custos seus impactos e quando estas devem ser implementadas. A validação de software tem o objetivo de garantir que as necessidades e expectativas do cliente sejam atendidas. O gerenciamento de configuração controla a edição simultânea dos artefatos do software, mantém o controle das versões dos softwares e recomenda a auditoria das configurações. Cap. 10

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Questão 10

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Um sistema ERP é composto por muitos subsistemas, também denominados módulos. Como existem atualmente no mercado diversos fornecedores desse tipo de sistema, a amplitude dos módulos pode variar mediante o mercado atendido e principalmente as necessidades dos clientes de cada fornecedor. Entre as opções abaixo, relacione com “V” de verdadeiro ou com “F” de falso os módulos que podem fazer parte de um sistema ERP, e após isso, identifique a alternativa que contém a sequência correta de preenchimento.
(__) Módulo de planejamento estratégico da rede onde é definido áreas de abrangência dos clientes, abertura ou fechamento de filiais e suas capacidades produtivas.
(__) Módulo de folha de pagamento e recursos humanos, para gerenciar os recursos necessários para elaboração da folha de pagamento e atividades inerentes aos recursos humanos.
(__) Módulo de planejamento de distribuição para definir as regas e premissas para a geração de roteiros de transportes, observando-se as regras de carregamento e oportunidades de consolidação de carga entre outros.
(__) Módulo de contas a pagar e receber, para gerenciar os recebíveis e passivos da organização.
(__) Módulo de logística de entrega para gerenciar a entrega de pedidos e atrasos.
(__) Módulo de patrimônio para controlar o inventário dos bens da organização ou manutenção de equipamentos existentes.
Assinale a alternativa correta:

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